Antes de mais, os Tarântula se acabaram não sei quem vai tocar por eles nos concertos que vão ter!
E atenção vivem exlusivamente da música, mas não da banda. O Paulo e o Luís Barros são produtores o José Aguiar dá aulas de baixo e guitarra e por aí fora
intricacy_ escreveu: Necr6phag1st escreveu:Bandas de Metal em Portugal que vivem disso? Conheço apenas uma (Tarântula).
Por norma o "cachet" das bandas portuguesas de metal é jantar, bebida e gasolina. Em dinheiro os cachets andam nos 500 a 1000€, mas é muito raro receberem isso. As bandas têem duas opções, ou cagam para os cachets e tocam o máximo que puderem, ou preocupam-se com os cachets e dão "2 concertos por ano".
Logo e respondendo à tua pergunta, é completamente impossível viveres apenas como músico de metal e Portugal.
Os Moonspell...
Em relação aos Moonspell, não os consigo ver como uma banda Nacional, isto é, a pergunta do Babar é se dá para viver do metal em Portugal, a resposta é 99% não. Moonspell são uma banda internacional, com 70% ou mais dos concertos fora de Portugal, logo não vivem do € feito por cá.
Actualmente se quisessem, certamente conseguiriam fazê-lo, mas isso deve-se à sua fama única (para uma banda Portuguesa) e ao facto de terem apostado em criar nome lá fora, antes de serem "alguém" em Portugal. Tal como todos sabem, quando se deu o "boom" de Moonspell em Portugal, já eles eram uma banda de renome lá fora (especialmente em países de leste e escandinavos) e tinham uma data de álbuns (os melhores da banda na minha opinião). Agora é que se tornou fashion ouvir Moonspell porque são famosos lá fora.
E a história de Moonspell é um pouco a história do metal do nosso país! Se houvesse uma boa hipótese de fazer vida como banda de metal por cá, certamente não teriam apostado tudo lá fora e só depois regressar.
King.Babar escreveu:Pois, foi o que pensei...Mas por exemplo, uma banda como Moonspell (já com anos e anos disto, é certo), para vhegarem onde estão tiveram que cagar para o cachet, ou seja, tocar, tocar e tocar para ganhar projeção. Pelo paleio deles, não chegaram mais longe por terem apostado em Portugal, mas uma banda para ser conhecida tem que ter muita sorte para chegar a uma produtora de renome certo? Sempre ouvi dizer que talento só não chega, mas por outro lado várias bandas ficaram quase instantaneamente famosas com o primeiro album (Cynic por exemplo)...
Em relação a isto, o que deves querer dizer com produtora é editora. Produtores desde que tenhas condições financeiras trabalhas com quem quiseres.
Para arranjares uma editora de topo tens que obedecer a alguns pré requisitos.
O que tocas e a tua qualidade enquanto músico é uma pequena parte do que é necessário. A aparência da banda faz milagres (mesmo que seja uma banda de merda, se tiver "pinta" tem mais probabilidades de arranjar um contracto), a qualidade do espetáculo ao vivo (quanto melhor, mais hipóteses tens, até porque por norma antes de se contractar alguém, manda-se alguém "undercover" assistir a alguns concertos da banda para ver o que valem). Mas o principal é a capacidade da banda criar receitas. Se a tua banda atrai muita gente aos concertos, tem um bom número de fãs e enquadra-se dentro de uma determinada sonoridade, em príncipio arranjará um bom contracto.
Já em relação a ser patrocinado por uma marca é bem mais simples. Se tens o mínimo de jeito para algum instrumento e tens exposição (dás muitos concertos, apareces na televisão, revistas, etc...), é uma questão de entrar em contacto seja com que marca for que podes ter a certeza que te patrocinam. Agora depende da quantidade de exposição, visto que um patrocínio pode ir desde um desconto no preço do material da marca, até à oferta do material. Quanto mais "apareceres" melhor.
Por fim bandas como Cynic, são aquelas que para mim mais valor têem, porque conseguiram ser famosos por uma coisa muito simples, serem diferente (e em consequência destacarem-se) dos demais. Mas isso já é uma coisa mesmo muito rara de acontecer nos nossos dias.